Amuletos - boa sorte! Figa


FIGA: amuleto ou talismã em forma de mão fechada com a falange do polegar introduzida entre o indicador e o médio. É usada superticiosamente como um sinal de proteção contra maus agouros, perigos, má sorte e forças maléficas.

Em Países como na Itália, tem o nome de "manofico" (mano = mão e fico = figo), sendo que o figo representa o órgão sexual feminino e o polegar faz alusão ao órgão sexual masculino. Para eles é considerado um símbolo da fertilidade e erotismo. Já na Turquia é usado como gesto de palavrão extremamente ofensivo. 

Mas foi na colonização europeia que a figa chegou ao Brasil, nas religiões afro-brasileiras foi interpretada como um símbolo de proteção contra espíritos e energias negativas. Segundo estas religiões, a figa é um amuleto que ajuda a "fechar o corpo" da pessoa contra as forças do mal, garantindo proteção aos seus portadores. 

"Cada dedo de nossa mão simboliza um atributo da divindade. Os três primeiros dedos, a partir do mindinho, simboliza os três gunas ou atributos da matéria-energia: Inércia, Dinamismo e Luz. O indicador simboliza o Atman ou o Eu interior individual e o Polegar significa Brahman, apontando para cima, isto é, mostrando que ele é o ponto de ligação entre o Eu individual e as três forças da natureza em nós.
O conjunto é um apelo para dirigirmos todas as forças do nosso Ser individual para cima." (
Uma)


Não deixem de acompanhar o blog também nos Instagrans  

2 comentários:

  1. Olha, que bacana! ^^
    Nunca tinha lido algo mais completo sobre o significado da figa e achei bem interessante! ^^
    bjin

    http://monevenzel.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

© imagem-logo